Como funciona a avaliação para cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica é um procedimento importante e que pode trazer muitos benefícios para a saúde física e mental de uma pessoa. A avaliação psicológica antes da cirurgia é fundamental para garantir que a pessoa esteja preparada para lidar com as mudanças que virão após a cirurgia e para garantir que ela esteja fazendo essa escolha por motivos saudáveis e conscientes.

A avaliação psicológica para cirurgia bariátrica deve ser feita de forma cuidadosa e individualizada, levando em consideração a história de vida, os desafios emocionais e os recursos pessoais de cada pessoa. É importante que a pessoa seja informada sobre todos os aspectos do procedimento e que tenha espaço para expressar suas preocupações e dúvidas.

O procedimento deve ser visto como uma ferramenta para ajudar a pessoa a alcançar seus objetivos de saúde e bem-estar, mas não como a solução definitiva para seus problemas. É importante que a pessoa entenda que a cirurgia não é uma cura mágica e que ela ainda precisará fazer mudanças em sua vida, incluindo hábitos alimentares saudáveis e atividade física regular, para manter os resultados a longo prazo.

Como funciona esta avaliação?

1 – Análise biopsicossocial:

Não somente avaliar as psicopatologias, mas de ser uma verificação biopsicossocial, considerando os fenômenos gerais do paciente com o objetivo de avaliar se ele possui recursos internos e suporte familiar para enfrentar não só o procedimento, mas também todas as restrições e conflitos frequentes no pós-cirúrgico.

2 – Adoecimento pré-cirúrgico:

Podemos destacar a percepção da cirurgia como mero procedimento estético, reflexo do alto índice de insatisfação corporal e ansiedade por estarem diretamente relacionadas à frustração.

3 – Adoecimento pós-cirúrgico:

Destaca-se a ansiedade, depressão, vigorexia, bigorexia, transtornos dismórficos corporais e alcoolismo.

4 – Testes Psicológicos:

Parte importante do processo para o psicólogo é o uso das ferramentas corretas, visto que, na ânsia de fazer o procedimento, o cliente pode acabar omitindo informações, nestes casos, os testes podem fornecer dados de extrema importância para a formação do perfil.

5 – Consciência do processo:

No desenvolvimento da avaliação, é importante compreender o quanto o cliente tem consciência de como seus hábitos e comportamento serão afetados neste processo de cirurgia e recuperação, e muitas vezes é válido indicar e direcionar para as informações corretas a respeito, para que a decisão da cirurgia seja tomada também levando em conta com será a vida posterior ao procedimento.

Entendo que a cirurgia bariátrica é uma decisão importante que envolve tanto aspectos físicos quanto emocionais. Por isso, a avaliação psicológica é uma etapa fundamental no processo pré-operatório.

Ao realizar a avaliação psicológica, busca-se compreender o paciente de forma integral, levando em conta sua história de vida, suas relações interpessoais, seu estado emocional e suas motivações para realizar a cirurgia. Nessa avaliação, é importante também verificar se o paciente possui algum transtorno psicológico que possa comprometer o resultado da cirurgia, como transtornos alimentares, ansiedade, depressão ou dependência química.

Além disso, é importante orientar o paciente quanto aos aspectos emocionais envolvidos na cirurgia bariátrica, ajudando-o a compreender as possíveis mudanças em sua autoimagem e autoestima, além das possíveis dificuldades que podem surgir no pós-operatório. Busco trabalhar junto ao paciente para que ele esteja emocionalmente preparado para enfrentar todas essas mudanças e desafios.

Como psicólogo existencial, acredito que o paciente é o protagonista de sua própria história e que o processo de avaliação psicológica deve ser realizado em conjunto com ele, respeitando suas escolhas e necessidades. Dessa forma, busco criar um ambiente acolhedor e empático, onde o paciente sinta-se à vontade para expor seus sentimentos e preocupações.

Em suma, a avaliação psicológica para cirurgia bariátrica é uma ferramenta importante para ajudar o paciente a lidar com os aspectos emocionais envolvidos nesse processo. Com uma abordagem humanista, busco ajudar o paciente a se compreender melhor e a se preparar emocionalmente para essa mudança significativa em sua vida.

Referências:

FLORES, Carolina Aita. Avaliação psicológica para cirurgia bariátrica: práticas atuais. 2014.

SILVA, Fernanda Gonçalvez e outros. Avaliação psicológica no pré-operatório para cirurgia bariátrica: uma revisão sistemática. 2019.

Atenciosamente,

Psi. Patrício Lauro.

Deixe um comentário