A Fuga de Nós Mesmos: psicologia existencial e autenticidade

A grande área da Psicologia Existencial tem em comum entre seus diversos autores, pesquisadores e teóricos, o ponto de que somos livres, somos indivíduos que fazem escolhas para constituir a si e boa parte do mundo a sua volta. Compreende-se que nós indivíduos humanos somos responsáveis por nossas ações, das menores às maiores, e dessa forma, autores de quase tudo que acontece em nossa vida, acontecimentos bons e ruins.

O que precisamos a princípio compreender é que o homem é conhecido como o animal que cria, que constrói, que confere significado, que faz, que desfaz, que destrói, que ressignifica.

Dentro de todo este contexto podemos notar um certo “movimento existencial”, uma espécie de ciclo comum a todos dentro do jogo das nossas escolhas. Acontece da seguinte maneira, vamos partir de um exemplo: você tem uma importante decisão a ser tomada, surgiu uma oportunidade incrível de trabalho, um salário melhor, melhores condições em geral, por uma carga menor de trabalho e é até mais perto da sua casa, aí você para e pensa em seu atual trabalho, as condições não são ruins, você está a anos na empresa e conhece  a todos. A partir deste cenário você opta pelo novo emprego, e é mesmo tudo aquilo que você esperava, mas existe sempre em algum lugar da sua mente, o momento que a seguinte reflexão acontece “e se eu tivesse escolhido ficar lá? Como seria?” por mais que sua decisão tenha sido bem sucedida, a reavaliação e um certo incômodo por não saber, sempre acontece em todas as nossas escolhas, das pequenas às grandes.

Então ponderemos juntos, se somos responsáveis por tudo que escolhemos e sempre vamos fazer esse movimento reflexivo, em dados momentos sentimentos muito difíceis e conflitantes podem surgir com nossas escolhas não é mesmo? E aí o que acontece?

A humanidade tem um jeito muito particular de lidar com estes desconfortos, é aí que acontecem fenômenos que chamamos de má-fé e por consequência temos a inautenticidade. Vamos compreender os dois, podemos entender como má-fé o movimento que fazemos para aliviar nossas responsabilidades, um exemplo disso podemos buscar na famosa fábula de Esopo intitulada “A Raposa e as Uvas”:

Numa manhã de outono, enquanto uma raposa descansava debaixo de uma plantação de uvas, viu alguns ramos de uva bonitas e maduras, diante dos seus olhos. Com desejo de comer algo refrescante e diferente do que estava acostumada, a raposa se levantou, ergueu as patas para pegar e comer as uvas.

O que a raposa não sabia era que os ramos das uvas estavam muito mais altos do que ela imaginava. Então, buscou um meio de alcançá-los. Pulou, pulou, mas seus dedos não conseguiam nem tocá-los.

Havia muitas uvas, mas a raposa não podia alcançá-las. Voltou a correr e a saltar outra vez, mas o salto foi curto. Ainda assim a raposa não se deu por vencida. Novamente correu e saltou, e nada. As uvas pareciam estar cada vez mais distantes e mais altas. 

Cansada pelo esforço e se sentindo impossibilitada de conseguir alcançar as uvas, a raposa se convenceu de que era inútil repetir a tentativa. As uvas estavam muito altas e a raposa sentiu-se muito frustrada. Esgotada e resignada, a raposa decidiu desistir das uvas.

Quando a raposa estava quase retornando para o bosque se deu conta que um pássaro que voava por ali, tinha observado toda a cena e se sentiu envergonhada. Acreditando ter feito um papel ridículo para conseguir alcançar as uvas, a raposa se dirigiu ao pássaro e disse:

– Eu teria conseguido alcançar as uvas se elas estivessem maduras. Eu me enganei no começo, pensando que estavam maduras, mas quando me dei conta que ainda estavam verdes, desisti de alcançá-las. As uvas verdes não são um bom alimento para um paladar tão refinado como o meu.

E foi assim que a raposa seguiu o seu caminho, tentando se convencer de que não foi por falta de esforço que ela não tinha conseguido comer aquelas uvas deliciosas. E sim porque estavam verdes.

A má-fé está em atribuir uma desculpa por algo, e não me entenda mal, todas as pessoas no mundo fazem isso, compreende-se a má-fé como um fenômeno natural, o mais importante aqui é, você sabe quando isso acontece com você?

Agora para compreender a inautenticidade, precisamos saber que um ponto importante nessa compreensão existencial é a de que um fator marcante é o projeto existencial ou projeto de vida, que é aquilo que você quer fazer de si, para onde você direciona sua vida. Uma vida que é voltada para seus objetivos é uma vida autentica, uma vida que lida com os ônus e os bônus das escolhas que faz. A inautenticidade então é o movimento de aderir projetos que não são seus, que na verdade sufocam aquilo que você é realmente, podemos exemplificar com o famoso clichê “plante uma árvore, tenha filhos e escreva um livro” ou “todos precisa se casar, ter filhos e ter um trabalho padrão”, acontece pelas pressões sociais, pelos padrões de vida vendidos como “os mais felizes”, como se a felicidade pode-se ser padronizada, formatada,  produzida em massa e vendida em lojas. A inautenticidade é viver uma vida que você no fundo não quer, mas tem algum conflito emocional que talvez ainda não compreenda, que te prende a este modo de viver, ao que não é seu.

A partir disso podemos falar sobre alguns comportamentos relevantes na atualidade que muitas vezes acendem o alerta de um projeto inautêntico ou de alguma outra questão emocional a ser resolvida.

O modo de vida atual acarreta nas pessoas grandes pressões de diferentes fontes, a modernidade e suas mudanças constantes, a tecnologia e o meio social que esta nos oferece e que cobra seu preço, as cobranças sociais, as ameaças naturais da vida associadas ao estilo de vida capitalista que nossa sociedade adota, que nos cobra quase sempre uma rotina muito intensa de trabalho, as múltiplas possibilidades em uma vida de consumo, e as muitas maneiras de “como se viver” que podem ser “pregadas” de muitas maneiras atualmente, na família, no âmbito religioso ou até mesmo com os vários “gurus” de como se viver espalhados por aí.

Frente a todos estes movimentos, algumas pessoas, na impossibilidade de cumprir um projeto de vida ideal, ou seja, aquilo que sempre quis, ou por ter feito escolhas que hoje se mostram ruins podem assumir uma postura de anulação de si mesmo.  Associado a tecnologia e aos modos de vida que a modernidade proporciona, destaco aqui alguns comportamentos recorrentes em indivíduos que tentam não encarar sua inautenticidade.

O trabalho sem fim

O primeiro e provavelmente mais comum é aquela pessoa que mesmo quando pode, não deixa o trabalho, sua atividade profissional está sempre em prioridade, na vida deste indivíduo não cabe mais nada, não há tempo para mais nada além da tarefa atual e da próxima.

O influencer

Outro comportamento muito repetido atualmente é o de ter uma vida nas redes sociais totalmente artificial, onde nada que está na rede realmente tem ligação com a vida que a pessoa vive, e gradativamente este passa a ficar mais ligado as redes sociais do que a sua realidade fora do mundo digital.

O gamer

Este mais comuns em adolescentes, frente talvez a sua realidade ou a dificuldades com conflitos comuns nesta etapa da vida, muitos atualmente acabam usando os jogos eletrônicos como válvula de escape, como fuga do mundo real, outros semelhante ao influencer, tem uma vida dentro do game, onde talvez parte de seu projeto seja mais aceito do que na sua vida tangível.

O isolado

Este acaba muitas vezes sendo automaticamente vinculado ao rótulo da depressão, mas em muitos casos, a pessoa isolada que não sai do quarto está evitando se deparar com uma vida onde seu projeto não cabe, ou não é aceito. Muitas vezes está evitando lidar com este projeto inautêntico que tem adotado.

O altruísta

Para algumas pessoas a maneira de não encarar seu projeto é usando todo seu tempo e energia em auxílio dos demais, não digo aqui que devemos ser egoístas, mas sempre é necessário dedicar tempo as nossas próprias vidas também, no caso que descrevo, esse indivíduo passa a adotar os problemas alheios para evitar lidar com os seus.

Então…

Espero aqui poder ter ilustrado como de muitas formar mascaramos nossas atitudes, afim de não lidar com os resultados de escolhas que fizemos e que muitas vezes não escolhemos o que queríamos ou que seria melhor para nossas vidas, mas ficamos presos aos padrões, ao mais fácil, mais aceitável socialmente, e por consequência o mais massificado e inautêntico modo de viver.

Não foi a intensão aqui esgotar um tema que basicamente é infindável frente as possibilidades humanas, mas sim propiciar uma breve reflexão sobre nossas vidas e nossas escolhas.

Atenciosamente,

Patricio Lauro

Psicólogo – CRP 18/03237

REFERÊNCIAS

BRETON,  David Le. Desaparecer de si: Uma tentação contemporânea. Vozes, 2018.

ERTHAL, Tereza Cristina Saldanha. Trilogia da Existência: teoria e prática vivencial. Appris, 2013.

SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. Vozes. 4ª Ed. 2014.

Deixe um comentário