NPPSI – Núcleo de Pesquisa Clínica em Psicanálise

NPPSI Núcleo de PsicanáliseNúcleo de Pesquisa Clínica em Psicanálise (NPPSI) – Sociedade dos Psicólogos

Cap. 1 – Da denominação, sede, objeto e duração

Art 1. O Núcleo de Pesquisa em Psicanálise é um centro de pesquisa vinculado ao Departamento de Pesquisa Científica da Sociedade dos Psicólogos.

Art 2. O NPPSI tem por objetivo fornecer o suporte acadêmico para o desenvolvimento de pesquisas e divulgação científica na área de articulação entre psicanálise, clínica e sociologia. Desta maneira, o Núcleo visa colaborar com a reflexão e interdisciplinaridade de discurso entre psicanálise, sua prática clínica e sociologia.

Art 3. São atribuições do Núcleo: Organizar grupos de pesquisa em psicanálise, clínica e sociologia, compostos pelos membros do núcleo. Organizar anualmente apresentações, visando a interlocução entre psicanálise, sua prática clínica e sociologia, e apresentar os resultados da pesquisa até o momento. Viabilizar a publicação de pesquisas e artigos de relevância sobre temas vinculados às articulações entre teoria e clínica da Psicanálise.

Art 4. O NPPSI é constituído com duração indeterminada, dissolvendo-se nas hipóteses previstas no estatuto interno da Sociedade dos Psicólogos.

Cap. 2 – Dos Membros

Art 5. O NPPSI possui membros que são pesquisadores de reconhecida competência das áreas de psicanálise e saúde mental ou áreas afins.

Cap. 3 – Linhas de Pesquisa

Psicopatologia contemporânea

  • As intersecções entre Psicopatologia e leitura do social;
  • As possíveis atuações do analista no social;
  • A re-atualização da psicopatologia à partir dos sintomas contemporâneos.

Freud à luz do século XXI

  • A relevância e atualidade do pensamento freudiano;
  • As bases do pensamento freudiano e a evolução de sua clínica;
  • O diálogo de Freud com áreas como Literatura e Antropologia.

 

logo Sociedade dos Psicólogos

Venha emergir como sujeito de sua própria história!